top of page

Conceitos Básicos Docker

  • Foto do escritor: Almir Santos
    Almir Santos
  • 23 de jan.
  • 3 min de leitura

Frente à crescente necessidade de desenvolvimento, manutenção e disponibilidade de softwares de forma ágil e segura, muitas tecnologias tem conseguido destaques. Uma dessas é a tecnologias de contêineres - e como não falar em contêineres sem lembrar do Docker?

O Docker é uma ferramenta de contêineres que conquistou grande popularidade entre desenvolvedores, DevOps e outros profissionais na área de tecnologia.

Mas afinal, o que é o Docker?

Neste post estarei explicando de forma rápida, clara e objetiva o que é o Docker, como ele funciona, sua aplicabilidade e seus benefícios.


O que é o Docker?

Criado por Solomon Hykes, CEO e fundador da dotCloud, o Docker e uma plataforma de software que permite desenvolver, implantar e executar aplicativos em ambientes de contêineres, facilitando a criação de softwares e a atualização de aplicativos.


Como o Docker funciona?

Na virtualização de máquina como já conhecemos, para executarmos uma aplicação, praticamente um sistema operacional completo é necessário na máquina virtual, junto com a emulação de seus hardwares e serviços desnecessários para a aplicação que se deseja executar. Já um contêiner Docker é uma instância em execução de uma imagem Docker. Ele contém somente o aplicativo e todas as suas dependências permitindo executar o aplicativo de forma independente do ambiente host e de forma mais 'leve'.

Já as imagens Docker são arquivos que contém todos os arquivos e dependências de um aplicativo. Elas são como modelos pré-definidos que contém todas as dependências necessárias para executar um aplicativo seja ele um servidor de banco de dados, um servidor Nginx, uma aplicação Java, Python, entre outras.


Benefícios do Docker

Portabilidade: os contêineres Docker podem ser executados em qualquer lugar (sua máquina local, servidores ou ambiente cloud), permitindo que os aplicativos sejam implantados em vários ambientes (Windows, Linux, Mac e outros) sem problema. Consistência: o Docker garante que o aplicativo seja executado da mesma forma em qualquer ambiente, evitando problemas de compatibilidade.

Eficiência: os recursos podem ser usados com mais eficiência, pois os contêineres compartilham o kernel do sistema host.

Escalabilidade: também permite que os aplicativos sejam facilmente escalonados, adicionando ou removendo contêineres conforme necessário.


Aplicações do Docker

O Docker pode ser aplicado:

  • No Desenvolvimento de Software

    Ele simplifica o desenvolvimento e a implantação de aplicativos, garantindo que o código seja executado da mesma forma em diferentes ambientes.

  • Em Orquestração de Contêineres

    O Docker Compose permite gerenciar vários contêineres interconectados, facilitando a implementação de aplicativos complexos.

  • Em Microserviços

    O Docker é ideal para implementar arquiteturas de microserviços, permitindo que aplicativos sejam divididos em unidades menores e independentes.


Ferramentas e Serviços Docker

Existem 3 principais ferramentas e serviços importantes do Docker. São eles:

  1. Docker Hub

    O site Docker Hub é uma plataforma centralizada de imagens Docker, permitindo que compartilhe, baixe e gerencie imagens. Nele é possível ver e utilizar todos os tipos de imagens disponíveis, para isso, cadastre-se gratuitamente na plataforma. Além disso, também é possível criar sua própria imagem e armazenar na forma de repositórios.

  2. Docker Compose

    O Docker Compose facilita a definição e a execução de aplicativos multi-contêineres.

  3. Docker Swarm

    Ele permite que escalone aplicativos Docker em várias máquinas, criando um cluster de contêineres.


Segurança e Isolamento

Com o Docker temos maior segurança, afinal, um contêiner Docker proporciona Isolamento de Recursos, isto é, cada contêiner possui seus próprios recursos como CPU, memória e espaço de disco, garantindo que os aplicativos não interfiram entre si. Temos também o Isolamento de Rede pois os contêineres possuem suas próprias redes virtuais, evitando conflitos de rede e permitindo que os aplicativos sejam conectados de forma segura. E por fim temos o Controle de Acesso que são mecanismos que controlam o acesso aos contêineres e seus recursos, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessar informações confidenciais.


Conclusão

O Docker se tornou uma tecnologia fundamental para o desenvolvimento e a implantação de aplicativos modernos. Se você ainda não o usa, agora é hora de explorar seus benefícios e dar o próximo passo na sua jornada de desenvolvimento.

Comments


bottom of page